segunda, 17 maio 2021 19:04

Arrancou esta tarde a 1ª Semana das Associações Juvenis do Funchal

Foi inaugurada esta tarde, no átrio dos Paços do Concelho, a exposição “Associa-te Week”, que marca o arranque da 1ª Semana das Associações Juvenis do Funchal. O Presidente da CMF, Miguel Silva Gouveia, e a Vereadora com o pelouro da Juventude, Dina Letra, marcaram presença na inauguração da mostra que apresenta diversos projetos das associações.

Miguel Silva Gouveia, referiu, na ocasião, que “hoje damos início a uma semana dedicada às politicas de juventude do Concelho do Funchal, nomeadamente no âmbito de construção do Plano Municipal de Juventude, que está na sua segunda fase, e que procura sonhar a cidade aos olhos dos jovens.”

“Esta é uma exposição eclética que vem mostrar muito do trabalho que é feito na educação não formal por parte das associações jovens da cidade, que independentemente da área, seja cultural, desportiva, ou social, procuram sempre refletir aquelas que são práticas e as pretensões dos jovens da nossa cidade”, acrescentou.

Esta primeira semana dedicada às associações, que decorre de 17 e 21 de maio, estará dividida em três atividades. Ao longo da semana irão decorrer os “FunCafés”, das 18h às 20, que se resumem em encontros entre o Executivo Municipal, a equipa de construção do PMJ, e as diversas associações juvenis da cidade das mais variadas áreas de intervenção.

Outra das atividades previstas no programa é a Feira das Associações. O Presidente destaca que “este será um espaço de partilha de boas práticas e de divulgação das associações juvenis e grupos informais de jovens da cidade, do trabalho desenvolvido e dos principais projetos e programas, e ocorrerá em dois momentos, de forma presencial e online, de maneira a que possamos ultrapassar os constrangimentos ainda em vigor devido à pandemia.”

Por fim, no dia 21 de maio (16h-18h), terá lugar a Tertúlia: “O associativismo juvenil e a cidade”, um momento de debate e troca de ideias com diferentes agentes da área da juventude, do âmbito nacional ao âmbito municipal, sobre o papel das associações juvenis na cidade e na construção de um Plano Municipal de Juventude. Esta tertúlia será transmitida online, e as associações serão convidadas a acompanhar e a participar com questões e troca de ideias.

O evento conta com a participação de 12 associações juvenis do Município: Juventude Popular (JP), Juventude Socialista (JS), Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa), Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, Tuna d'Elas – Tuna Feminina da UMa, Associação juvenil de Medicina da RAM (AJEMED), Associação de Guias de Portugal (AGP), Associação de Escoteiros de Portugal (AEP), Associação de Apoio a Crianças e Jovens (AACJ), Associação Womaniza-te, Jovens adventistas e Ballerina’s Academy.

Miguel Silva Gouveia salientou que “a participação dos jovens na vida da cidade é considerada da maior importância por parte do atual Executivo Municipal, que definiu, de resto, a participação cívica como um dos pilares orientadores de toda a sua ação”, e terminou convidando “todos os funchalenses a visitarem esta exposição e a deixarem o seu contributo para, com estes jovens, construirmos um Funchal de futuro, um Funchal para todos.”