quinta, 06 maio 2021 13:47

CMF reforça Bombeiros Sapadores do Funchal com nova ambulância e novos equipamentos de socorro

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, esteve esta manhã no Quartel dos Bombeiros Sapadores do Funchal (BSF), para a apresentação da nova ambulância adaptada à orografia do concelho que foi adquirida pelo Município para ficar ao serviço dos BSF. Entre os novos equipamentos apresentados conta-se, ainda, uma Maca de Transporte de Contaminados BIOBAG, que se destina a ser usada, entre outros, em cenários de crise pandémica.

Miguel Silva Gouveia referiu, na ocasião, que “este é um investimento da Autarquia com recurso a fundos do Orçamento Municipal, no valor de 90 mil euros, e que compreende a aquisição de uma nova ambulância de socorro e de uma maca de transporte com características especificas para poder acudir vitimas com necessidades de proteção especiais, nomeadamente necessidades de proteção biológicas.”

A nova ambulância dos BSF é de um modelo de Tração Total 4x4, o autarca explica que “dada a orografia do nosso concelho, com esta nova viatura será possível chegar a locais onde as ambulâncias normais não conseguiam chegar, no fundo refletindo aquele que tem sido o papel dos Bombeiros Sapadores do Funchal e da CMF para complementar as necessidades que são identificadas diariamente no terreno pelos nossos colaboradores da Proteção Civil.”

O edil funchalense recordou ainda que o Município do Funchal investe, anualmente, “cerca de 4 milhões de euros para manter a Proteção Civil do concelho ativa e, adicionalmente a esse investimento, ainda são adquiridos diversos equipamentos, como é o caso destes que apresentamos hoje, numa aposta contínua desta Câmara na melhoria do serviço e da capacidade de resposta aos riscos que gerir uma cidade como o Funchal compreende.”

A ambulância agora entregue está equipada com equipamento de topo de gama nomeadamente: Monitor de Sinais Vitais, Desfibrilador Automático Externo, sistema de Maca acoplada ao pavimento, Sistema de ancoragem da Incubadora Transportável do Hospital Dr. Nélio Mendonça, Capacetes e suportes para EPI, Sistema de Comunicações TETRA SIRESP e ponto a ponto, entre outros.

“O nosso trabalho não se cinge apenas ao Funchal, estamos sempre em contínua colaboração com a Proteção Civil Regional e com as corporações de Bombeiros de outros concelhos para, de uma forma solidária, podermos resolver em conjunto aquelas que são as necessidades de proteção de toda a população da Madeira. Os equipamentos e os meios humanos que residem nos BSF estão ao serviço de todos os madeirenses, e isso é um investimento que os funchalenses orgulham-se de fazer para proteger toda a Região”, acrescentou.

Miguel Silva Gouveia concluiu que “conseguimos reunir e equipar os nossos Bombeiros Sapadores com um conjunto de equipamentos que vêm dar mais segurança não só à cidade do Funchal, mas também aos nosso colaboradores que agora ficam com melhores condições para poderem fazer o seu trabalho. É extremamente importante que eles próprios se sintam seguros e com toda a confiança, para poderem também socorrer da melhor forma possível os funchalenses.”