Campanha de Entrega de Contentores

O projeto “Vamos todos reciclar” tem como principal objetivo promover a reciclagem de resíduos, através da distribuição gratuita dos vários contentores do ecoponto às famílias mais carenciadas, nomeadamente de papelões, embalões e vidrões.

Atualmente, o Município do Funchal tem ao dispor dos seus munícipes o sistema de recolha de resíduos porta a porta e incentiva a aquisição dos vários contentores do ecoponto, através de preços simbólicos. Contudo ninguém pode ficar de fora e as famílias que têm dificuldades em adquirir estes contentores, têm agora a oportunidade de também participarem na reciclagem.

Este projeto pretende oferecer contentores à população mais carenciada para a colocação dos resíduos de embalagens. Assim sendo, a cada família serão entregues três contentores de 50 ou de 120 litros: um destinado à deposição de papel/cartão, outro para o vidro de embalagem e o último para as embalagens de plástico e metal. A dotação de mais 1.350 ecopontos domésticos irá permitir que alguns munícipes, que não tinham aderido ao sistema de recolha porta a porta por dificuldades financeiras, o possam fazer, e irá oferecer à população um serviço mais cómodo e eficaz, incentivando a adesão à separação dos resíduos.

Simultaneamente, vai proporcionar a diminuição da quantidade de resíduos indiferenciados encaminhados para incineração e o aumento da quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem, com um impacto positivo na taxa de reciclagem do Município e consequentemente da Região Autónoma da Madeira.

Público Alvo:

• Agregados familiares com fracos recursos financeiros residentes no Concelho do Funchal.

Equipamento a distribuir:

• 1 papelão de 50 ou 120 litros + 1 vidrão de 50 ou 120 litros + 1 embalão de 50 ou 120 litros por moradia.

Requisitos obrigatórios:

• Morada do Concelho do Funchal;
  • Moradia cuja morada seja num arruamento inserido no sistema de recolha seletiva porta a porta;
  • Apresentar um documento da Junta de Freguesia que ateste possuir fracos recursos financeiros;
  • Consumidor de água com tipologia doméstico.

Submissão de candidatura:

• Online;
  • Linha do Ambiente (Edifício dos Viveiros).

Documentos obrigatórios para a candidatura:

• Cópia do cartão de cidadão;
  • Cópia de uma fatura da água;
  • Documento da Junta de Freguesia que ateste possuir fracos recursos financeiros.