Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

Serviços OnlineBalcão do InvestidorInformações ao MunícipePDM UrbanismoRecursos HumanosEditaisReabilitação Urbana

Bike Box

A Bike Box, ou Linha Avançada de Stop, é uma área delimitada por marcas rodoviárias, implementada junto aos cruzamentos semaforizados que permite aos ciclistas e motociclistas posicionarem-se após os automobilistas durante a paragem imposta pela sinalização semafórica. Esta solução privilegia os veículos de duas rodas em relação aos automobilistas.

Quando o semáforo estiver amarelo ou vermelho, os ciclistas e motociclistas devem entrar na Bike Box, através da faixa de entrada, caso não sejam os primeiros na fila de trânsito, e se forem, devem cruzar a primeira linha de Stop e parar apenas na segunda, antes da passadeira. Ao entrar na Bike Box, devem posicionar-se de acordo com a direção que querem tomar. Quando o semáforo ficar verde, devem proceder com a normal circulação.

A Bike Box ajuda a colmatar algumas situações recorrentes em cruzamentos semaforizados:

  • Aumenta a visibilidade dos ciclistas e motociclistas perante os restantes condutores;
  • Reduz o número de ciclistas e motociclistas que param entre veículos, consequentemente, diminuindo o risco de acidentes aquando da retoma da circulação;
  • Reduz o número de colisões entre automóveis que procedem a mudanças de direção e ciclistas que continuam em linha reta;
  • Diminui o número de ciclistas e motociclistas que param em pontos cegos dos veículos pesados. Para colmatar estas situações, a distância entre a Linha Avançada de Stop e a Linha de Stop, por regra comum deve ter uma distância entre 3 a 5 metros, permitindo que os ciclistas estejam claramente visíveis aos condutores de veículos pesados, que têm um ponto cego que chega aos 4 metros à frente da cabine;
  • Melhora a segurança dos peões que pretendem atravessar ou a aguardar na passadeira. A distância da primeira Linha de Stop até a passadeira, aumenta a separação entre os peões e os veículos, alargando o tempo de reação e de travagem de um condutor caso um peão atravesse a passadeira.