Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram      Município do Funchal

Serviços OnlineBalcão do Investidoricon consulta pub cmfPDM UrbanismoRecursos HumanosEditaisReabilitação Urbana

Ginásios Municipais do Funchal

 

O projeto “Atividade Física, Saúde e Bem-Estar para a População +50” é desenvolvido pelos Ginásios da Câmara Municipal do Funchal (CMF), destinado a toda a população sénior do Concelho do Funchal, através da promoção da prática da atividade física regular, fomentando hábitos saudáveis de vida e combatendo o sedentarismo. O exercício físico é um meio privilegiado para a melhoria de qualidade de vida nos tempos livres e de valorização humana e social.

Numa visão ampla e global, os Ginásios desenvolvem um vasto leque de atividades nos diversos domínios sociais, culturais e recreativos, contribuindo desta forma, para o desenvolvimento integral do cidadão(ã).

Os Ginásios estão integrados no Departamento de Educação e Qualidade de Vida (DEQV), mais concretamente na Divisão de Juventude, Desporto e Envelhecimento Ativo (DJDEA), sendo esta tecnicamente constituída por 3 Ginásios Municipais em 3 núcleos de Freguesia, a saber: Ginásio da Barreirinha, Ginásio de São Martinho e Ginásio de Santo António. Cada um destes Ginásios são supervisionados por um(a) Diretor(a) Técnico(a), licenciado(a) em Educação Física e Desporto.

Os destinatários deste projeto são todos os munícipes do Concelho do Funchal com idade igual ou superior a 50 anos.

Os Ginásios Municipais do Funchal desenvolvem múltiplas atividades, adequadas à faixa etária estabelecida, às necessidades e às capacidades dos utentes. De forma resumida:

  • Atividades Físicas: ginástica de manutenção, hidroginástica, testes das capacidades funcionais, torneio desportivos, entre outras;
  • Percursos Pedestres: levadas, veredas, promenades, entre outros;
  • Atividades Culturais: visitas guiadas, participações culturais, conferências, ações de sensibilização, viagem cultural, tertúlias, entre outras;
  • Atividades Recreativas e de Lazer: jogos tradicionais, jogos de aventura adapta, jogos de praia no porto santo, jogos de orientação, atividades no exterior, entre outras;
  • Atividades Sociais, Festas e Convívios: magustos, convívios do natal, aniversários dos Ginásios, atividades de encerramento, grupos de animação, entre outras;
  • Atividades Formativas: grupo de música, inglês, artes plásticas, informática, danças diversas, artes manuais, lavores, jogos de mesa, exposições temporárias, alfabetização, clube europeu sénior, entre outras;
  • Atividades com Diferentes Temáticas: dia mundial da atividade física, festival cultural sénior, carnaval, dia da mulher, marchas populares, semana da mobilidade, mês do coração, mês sénior, entre outras.

Uma das atividades que podemos brevemente abordar como referência para todas as outras, é o “Festival Cultural Sénior”. O espetáculo integra as variantes de canto, teatro e dança, apresentadas pelos utentes dos Ginásios da Câmara Municipal do Funchal – Barreirinha, São Martinho e Santo António, Universidade Sénior do Funchal e Centro Comunitário do Funchal. Este é um evento que reúne um universo de cerca de 3000 utentes de todos os Ginásios Municipais e, ainda, do Centro Comunitário do Funchal, da Universidade Sénior do Funchal, estendendo-se às respetivas famílias e Centros Comunitários da SociohabitaFunchal.

 

Outros elementos caracterizadores

O projeto teve início em 25 de Março de 1996 com a criação do primeiro Ginásio Municipal, o Ginásio da Barreirinha, com 2 espaços físicos (Ginásio da Barreirinha e Anexo dos Louros) e, atualmente, decorre o apoio à Junta de Freguesia de Santa Luzia através de aulas de ginástica. No total, este Ginásio contempla 502 utentes, distribuídos por diversas aulas semanais: 34 de ginástica e 4 de hidroginástica (instalações do Clube Naval do Funchal).

Com o sucesso deste projeto e respetivo crescimento do número de utentes, foi criado o segundo Ginásio Municipal, o Ginásio de São Martinho, inaugurado em Outubro de 2001. Neste espaço, estão inseridos, aproximadamente, 400 utentes, divididos por aulas semanais: 24 de ginástica, 2 específicas para diabéticos e outras 2 para cardíacos, para além de 5 aulas de hidroginástica (instalações do Clube Naval do Funchal).

Numa fase de expansão do projeto, foi também inaugurado o terceiro Ginásio Municipal, em Novembro de 2005, o Ginásio de Santo António. Este espaço tem inserido 398 utentes, repartidos e orientados também em aulas semanais: 26 de ginástica e 4 de hidroginástica (instalações do Complexo Piscinas Olímpicas do Funchal)

Importante referir que todas as aulas de atividade física são orientadas pelos técnicos de Educação Física e Desporto da CMF.

De momento estão inscritos nos variados Ginásios, aproximadamente, 1300 utentes (502 utentes no Ginásio da Barreirinha, 400 utentes no Ginásio de São Martinho e 398 utentes no Ginásio de Santo António).

 

Qualidade e relevância do projeto

Dado o crescimento da população sénior e o aumento da esperança média de vida, torna-se cada vez mais importante fazer com que as pessoas desfrutem de um envelhecimento digno, onde possam usufruir de um bem-estar social, físico e psicológico.

Deste modo, e considerando o público-alvo deste projeto, a relevância deste projeto interventivo é cada vez mais significativa, contribuindo assim para um envelhecimento mais ativo, dinâmico e educativo.

Os Ginásios Municipais têm apresentado um papel relevante no que se refere a esta temática, na medida em que muitas vezes através das relações interpessoais e da utilização das tecnologias (TIC), colmatam alguns problemas que se sentem na velhice, como é o caso do isolamento, do idadismo e da solidão. Um aspeto a considerar é que, cada vez mais o nosso público-alvo apresenta-se com um nível de literacia académico mais elevado, ou seja, as espectativas e a procura de aprendizagens sobre estas temáticas mais específicas são cada vez mais exigentes, potenciando assim um aumento da qualidade relativa aos serviços prestados.

  • Ginásio da Barreirinha 
    Morada: Complexo Balnear da Barreirinha, 9060-305, Largo do Socorro, Funchal
    Contacto telefónico: 291 234 075

 

  • Ginásio de Santo António
    Morada: Caminho das Romeiras nº 10, 9000-117, Santo António, Funchal
    Contacto telefónico: 291 211 131

 

  • Ginásio de São Martinho
    Morada: Caminho do Esmeraldo nº 6, 9000-149, São Martinho, Funchal
    Contacto telefónico: 291 221 139