2ª Edicão do Prémio Municipal Maria Aurora

O Presidente Paulo Cafôfo anunciou, no dia 18 de julho de 2016, à tarde a vencedora da 2ª edição do Prémio Municipal Maria Aurora para a Igualdade de Género, que galardoou a jovem Carina Teixeira, com um trabalho sobre a violência no namoro. Paulo Cafôfo recordou que "esta é sempre um oportunidade especial para recordarmos a Maria Aurora, uma mulher tão multifacetada, mas sempre tão presente nas questões da Igualdade de Género", antes de adiantar que esta segunda edição teve mais do dobro dos trabalhos a concurso que no ano inaugural, o que, no seu entender, "dá eco a estas questões tão atuais e cada vez mais obrigatórias na nossa sociedade, como é o caso do tema vencedor."

Paulo Cafôfo enalteceu que "este é um Prémio enquadrado numa estratégia transversal do Município, não um qualquer tipo de iniciativa isolada, e que a Igualdade de Género foi sempre uma das nossas prioridades", lembrando protocolos nacionais, a criação do Conselho, de um Dia próprio e a indicação de uma Conselheira Municipal, medidas "que nunca são demais, porque ainda temos um caminho a fazer até atingirmos patamares dignos de uma sociedade evoluída neste capítulo."

O Prémio Municipal Maria Aurora, no valor de 3.000 euros, foi instituído no ano passado e visa galardoar anualmente o melhor trabalho no âmbito da temática da "Igualdade de Género”, podendo ser um projeto, estudo, investigação, reportagem, brochura ou livro, que promova um melhor conhecimento e aprofundamento do tema no concelho do Funchal.

Trabalho vencedor: "Sensibilização contra a violência no namoro" da autoria de Carina Teixeira.