Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

Serviços OnlineBalcão do InvestidorInformações ao MunícipePDM UrbanismoRecursos HumanosEditaisReabilitação Urbana

Universidade Sénior do Funchal

A assunção de que “as políticas municipais de caráter educativo devem ser sempre entendidas no seu contexto mais amplo inspirado nos princípios da justiça social, de civismo democrático, da qualidade de vida e da promoção dos seus habitantes” (4º Princípio da Carta de Princípios das Cidades Educadoras”) conduziu a Câmara Municipal do Funchal a implementar, entre outros projetos, a Universidade Sénior do Funchal.

Norteada pelos princípios gerais “Do respeito pela pessoa humana e pela sua dignidade, em todas as circunstâncias” e “Do respeito pelo direito à não discriminação”, a Universidade Sénior do Funchal tem como missão contribuir para o desenvolvimento contínuo da pessoa humana, através da formação cultural, educacional e pedagógica dos munícipes com idade igual ou superior a 50 anos.

A Universidade Sénior do Funchal foi a primeira Universidade Sénior da Região Autónoma da Madeira, constituída em parceria com a Universidade da Madeira. Teve início a 16 de maio de 2007, com um “Curso Livre de Iniciação em Estudos Sócio Culturais”. O Projeto manteve-se ininterruptamente, a partir dessa data, com a introdução de novos conteúdos pedagógicos e atividades sugeridas pelos docentes e discentes, no cumprimento dos seguintes objetivos:

  • Proporcionar um espaço de valorização das pessoas seniores;
  • Incentivar o seu papel ativo na Sociedade;
  • Criar um ponto de encontro para a cultura, aprendizagem e convívio, através da criação de atividades culturais e educacionais;
  • Estimular a criatividade;
  • Promover a troca de conhecimentos entre gerações;
  • Contribuir para o enriquecimento pessoal e social da pessoa idosa;
  • Manter a teia de relações sociais na Comunidade.

A Universidade Sénior do Funchal é membro, desde 2009, da RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade).