terça, 13 setembro 2016 09:31

Campanha "Electrão Empresa" valeu cheque solidário

A Câmara Municipal do Funchal e a AMB3E entregaram um cheque no valor de 12.726€ à Associação Monte de Amigos, decorrente da realização da Campanha “Electrão Empresa”. Durante esta campanha foram recolhidos 84.840 kg de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e de Resíduos de Pilhas e Acumuladores. A campanha promovida pelo Município e pela AMB3E possibilitou associar duas causas de extrema relevância - a ambiental e a social.

O Município do Funchal e a Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos celebraram em junho de 2016 um protocolo que permitiu envolver todos os trabalhadores do Município no desafio da reciclagem de resíduos, enquanto utilizadores finais de equipamentos. A campanha “Electrão Empresa”, que decorreu entre os dias 1 de junho e 31 de agosto de 2016, teve como objetivo promover a sensibilização para a temática dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos - REEE e dos Resíduos de Pilhas e Acumuladores - RPA e para a importância do correto encaminhamento destes resíduos. Para além do cariz ambiental associado a esta campanha, esteve presente também uma componente de solidariedade social. A quantidade de resíduos recolhidos foi convertida num apoio financeiro que foi entregue pela AMB3E à Associação de Solidariedade Social “Monte de Amigos”.

Durante o período em que decorreu a campanha foram recolhidos os referidos 84.840 Kg de REEE e RPA. Cada tonelada de REEE e RPA tem, na campanha “Electrão Empresa”, o valor de 150 euros, o que perfaz um total de 12.726€. A parceria do Município do Funchal com a AMB3E que também contou com a colaboração das Juntas de Freguesia do Funchal, da AMI e do “Monte de Amigos”, originou uma ajuda financeira, no valor de 12.726 €, que será entregue à Associação de Solidariedade Social “Monte de Amigos”. A Câmara Municipal do Funchal e a AMB3E agradecem a todos os que colaboraram nesta campanha e que deram o seu especial contributo para duas causas de extrema relevância - as causas ambiental e social.

Porquê Reciclar?

- Os REEE e os RPA contêm substâncias perigosas que são prejudiciais para a nossa saúde e para o ambiente;

- A reciclagem permite a recuperação de matérias-primas, cujas reservas começam a escassear;

- Prevê-se que as reservas de índio, fundamentais à produção de telas LCD terminem dentro de 7 anos;

- A reciclagem de 1 ferro de engomar permite recuperar alumínio suficiente para produzir 13 latas de refrigerantes.