terça, 26 julho 2016 09:50

Funchal submeteu candidatura ao programa ECOXXI

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal do Funchal submeteu uma candidatura ao ECOXXI, um programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) desde 2005, e que visa a identificação e o reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade valorizando, entre outros aspetos, a educação para a sustentabilidade e para a qualidade ambiental.

A atribuição da Bandeira Verde ECO XXI, hasteada no Funchal em janeiro último, veio, deste modo, premiar as boas práticas ambientais da autarquia. A vice-presidente Idalina Perestrelo reitera que esta candidatura vai de encontro à preocupação do Executivo em fazer do Funchal uma cidade com uma qualidade de vida ainda maior: “São monitorizados valores relacionados com a qualidade do ar e da água, o ordenamento do território, o ruído, a gestão dos resíduos, a mobilidade sustentável e eficiência energética, a limpeza e os espaços públicos, entre muitos outros, e nós queremos ser uma cidade exemplar”.

Em 2015, o Funchal atingiu o resultado de 64%, sendo o único município da Madeira a receber este galardão. O objetivo agora é fazer ainda melhor, até porque "o trabalho feito ao longo deste último ano nas diversas áreas foi significativo", conclui a vice-presidente.