sexta, 22 julho 2016 17:35

Câmara do Funchal entregou cinco casas

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e a Vereadora Madalena Nunes, que tem o pelouro social na autarquia, entregaram esta semana as chaves de cinco novas moradias de habitação social a famílias do concelho com carências graves. Paulo Cafôfo enalteceu o “esforço que tem sido feito neste capítulo, com um trabalho muitas vezes invisível, no sentido de requalificar o parque habitacional da autarquia, através de investimentos diversos, de cariz económico e social, e de uma gestão muito presente, capaz de criar este tipo de oportunidades”, considerando que momentos como este “são verdadeiramente recompensadores e deixam patente o lado mais humano da política.”

Os critérios para a atribuição de habitação social no Município são múltiplos, de entre as vagas que surgem no parque já existente, e vão desde a degradação da respetiva habitação à condição socioeconómica dos munícipes, com peso para casos de doença crónica desabilitante, idade avançada ou violência doméstica, entre outros. Madalena Nunes, que tem sob a sua tutela a empresa municipal Sociohabitafunchal, destaca “a transparência dos critérios e de todo o processo, que permite que hoje em dia exista uma ordenação mais rigorosa das pessoas que aguardam por habitação, um direito previsto na Constituição da República.”

Os novos inquilinos serão realojados, respetivamente, nos bairros de São Roque, Ribeira Grande (Sto. António), Canto do Muro (S. Gonçalo) e Sta. Maria (Sta. Maria Maior), e incluem famílias com crianças pequenas, idosos acamados e casos bem-sucedidos de reintegração social.