quinta, 21 julho 2016 15:59

Bombeiros Municipais do Funchal passam a chamar-se Bombeiros Sapadores

A Câmara Municipal do Funchal deliberou hoje, em Reunião de Câmara, que o seu atual “Corpo de Bombeiros Municipais do Funchal” passe a designar-se de "Corpo de Bombeiros Sapadores do Funchal". A autarquia faz, assim, uso da faculdade disposta no Decreto Legislativo Regional de 11 de março deste ano, que concedia às Câmaras Municipais esta possibilidade, ainda que Paulo Cafôfo tenha explicado, após a Reunião de hoje, que isso ainda não altera aquilo que é a carreira dos Bombeiros Municipais.

Neste momento, continua a faltar uma lei habilitante que lhes atribua um estatuto remuneratório condizente, sendo certo que, da parte da Câmara, está dado o primeiro passo: "sempre foi nosso compromisso político que os bombeiros passassem a sapadores na plenitude dos seus direitos, desde que a lei o permitisse. Hoje demos o primeiro passo e esperamos que o desfecho deste processo esteja para breve", referindo para o efeito as negociações a decorrer a nível nacional entre sindicatos e governo.

A outra deliberação da Reunião de Câmara foi o início da empreitada para a construção de 8 novos fogos na Quinta Falcão, no âmbito da requalificação dos bairros sociais camarários: "o Programa Amianto Zero, com vista a eliminar completamente das nossas habitações este material nocivo para a saúde, era outro compromisso e avançaremos agora para as primeiras construções de raiz", explicou o Presidente. Na próxima semana, segue-se a aprovação de mais 30 fogos, também na Quinta Falcão, o primeiro de quatro bairros a ser intervencionado no âmbito do Programa Amianto Zero.