quarta, 20 julho 2016 16:52

Paulo Cafôfo na inauguração da nova Unidade de Reabilitação da Casa de Saúde Câmara Pestana

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, discursou esta manhã na inauguração da nova Unidade de Reabilitação da Casa De Saúde Câmara Pestana, a "Quinta Maria Mendes", localizada na freguesia de S. Gonçalo. Esta unidade, a cargo das Irmãs Hospitaleiras, será uma Residência Autónoma de Saúde Mental, destinada a pessoas com reduzido grau de incapacidade psicossocial por doença mental grave, clinicamente estabilizadas, e sem suporte familiar ou social adequado. Tem uma lotação de 7 camas.

Paulo Cafôfo começou por "agradecer, na pessoa da Irmã Superiora, tudo aquilo que tem sido o trabalho feito pelas Irmãs Hospitaleiras, há mais de 90 anos a cuidar dos nossos, o que tem de ser reconhecido pelas instituições e pela sociedade em geral".

O Presidente considerou que, pese o estigma muito grande, "as questões da saúde mental dizem-nos respeito a todos, cada vez mais", elogiando o alcance deste projeto em particular: "no âmbito das cidades, falamos muito em reabilitação urbana, mas eu gosto ainda mais de falar em regeneração. Porque, mais do que as paredes, envolve a economia, o ambiente e as pessoas, e mais importante do que reabilitar uma casa, é reabilitar as pessoas. Esta unidade é um bonito exemplo disso mesmo."