sexta, 08 julho 2016 16:27

CMF facilita Hospital e vai classificar património de interesse municipal

A Câmara Municipal do Funchal tem todo o interesse em que a Região tenha um novo Hospital na zona de Santa Rita e salvaguardará isso mesmo nos seus instrumentos de ordenamento do território. Foi esta uma das principais deliberações da Reunião de Câmara de ontem, segundo o Presidente Paulo Cafôfo, que referiu ser "importante esclarecer que, ao contrário de algumas notícias estéreis que vieram a público, o novo Hospital já estava previsto em sede de revisão do PDM, sendo que a autarquia só precisa de mais elementos da parte do Governo Regional, quanto à área, volumetria e acessibilidades." A proposta de recomendação do CDS relativa à necessidade de construção de uma nova unidade hospitalar foi, assim, aprovada por unanimidade.

Outro ponto abordado foi a classificação de património de interesse municipal. A Câmara Municipal do Funchal vai encetar o processo de classificação de cerca de uma dezena de imóveis do domínio público (pontes, muralhas e fortes), com o intuito de salvaguardar o património cultural relevante da cidade, designadamente histórico e arquitetónico, que Paulo Cafôfo considera "elementos fundamentais da riqueza da nossa cidade, que importa salvaguardar incondicionalmente."

Finalmente, foi deliberado um conjunto de apoios a atividades desportivas e sociais, nomeadamente 3.008,58€ para o evento automobilístico “Rampa de Freguesia do Monte”, organizado pelo Clube Desportivo Nacional, e 2.968€ para o evento “Saberes e Sabores no Feminino”, mercadinho organizado pela UMAR durante o mês de julho, com fins solidários e de proteção dos direitos das mulheres e da igualdade de género.