sexta, 22 janeiro 2021 19:00

Funchal lança 2ª fase do Plano Municipal de Juventude

A Vereadora com o pelouro da Juventude na Câmara Municipal do Funchal, Dina Letra, participou na reunião do Conselho Municipal de Juventude do Funchal, que se realizou por videoconferência, e onde foi apresentada a 2ª fase do Plano Municipal de Juventude (PMJ), sob o mote “Sonha a Cidade - o Diálogo Jovem da nossa cidade”, a qual se inicia no próximo dia 30 de janeiro.

Dina Letra refere que “esta foi uma sessão muito participada e que contou com cerca de duas dezenas de representantes de associações juvenis do concelho. Esta foi, assim, uma oportunidade para apresentamos a 2ª fase do PMJ, que tem como grande objetivo promover o diálogo entre os jovens do Funchal, e preparar o desenvolvimento e implementação de políticas de juventude inovadoras, que reforcem a importância dos valores da cidadania e criem mais oportunidades para os jovens poderem participar na construção da sua cidade.”

“A 1ª fase deste projeto teve início no ano passado e permitiu-nos realizar um diagnóstico exaustivo à juventude funchalense e às políticas municipais de Juventude. Apesar da situação que estamos a viver atualmente, em virtude da crise pandémica, não queremos quebrar a motivação destes jovens em serem uma voz ativa nas políticas da cidade, e é por isso que vamos avançar, agora em formato online, com a nova fase deste projeto, através de um conjunto de sessões participativas que promovam a discussão e a criação de uma estratégia municipal sólida para a juventude”, acrescentou.

O projeto “Sonha a Cidade” tem uma duração prevista de 3 meses e será dividido em 3 rondas distintas, pretendendo envolver os jovens entre os 14 e os 30 anos que residam, estudem ou trabalhem na cidade do Funchal. A primeira sessão decorre já no dia 30 de janeiro e será dedicada a jovens entre os 14 e os 19 anos (9h – 13h). No mesmo dia, terá ainda lugar outra sessão, das 14h30 às 18h30, desta feita para jovens entre os 20 e os 24 anos. Por fim, a terceira sessão decorre no dia 6 de fevereiro, sendo direcionada para jovens entre os 25 e os 30 anos (14h30-18h30). A inscrição nas sessões é feita através do seguinte link: https://tinyurl.com/yyyd9xcx

A Vereadora conclui que “a melhor forma da Autarquia adequar a sua estratégia municipal àquelas que são as pretensões dos nossos jovens e à realidade do Funchal, é garantindo que o Plano Municipal de Juventude seja suficientemente participado. Por isso, apelamos a todos os jovens do nosso concelho para que se envolvam neste projeto, e contribuam para o desenvolvimento da nossa cidade nos próximos anos e da comunidade de que fazem parte.”