quarta, 21 outubro 2020 15:57

Candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura já começou a ser discutida em cada freguesia

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, e a Vereadora da Cultura na CMF, Madalena Nunes, reuniram com todos os Presidentes ou representantes das Juntas de Freguesia do concelho, no sentido de lhes apresentar formalmente os primeiros elementos da candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura em 2027, e acertaram na semana passada o calendário da iniciativa “Pontos de Escuta” que, até ao final de novembro, passará em todas as freguesias do concelho, no sentido de colher contributos neste âmbito.

A primeira sessão da iniciativa decorreu ontem, na Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, e está continuará a ser realizada em colaboração direta com as Juntas, tendo como objetivo conceber uma candidatura o mais inclusiva possível, pensada a muitas vozes, e que valorize as pessoas, os sítios e as suas perceções acerca da cultura.

A Autarquia informa que todos os interessados, que sejam residentes na freguesia, devem inscrever-se para as próximas sessões através do email funchalcultura2027@cm-funchal.pt, sendo que a próxima decorre já amanhã, na freguesia do Monte. Na próxima semana, a candidatura Funchal 2027 passará, por sua vez, em Santa Luzia (27 de outubro) e Santa Maria Maior (29 de outubro).

A Câmara Municipal do Funchal sublinha que a cidade precisa do empenho de todas as suas Juntas de Freguesia, sem exceção, para ter uma candidatura forte, agregadora e com identidade, sendo imprescindível que todas as freguesias do Funchal se sintam representadas na programação a candidatar, enquanto elos maiores de proximidade à população, com a certeza de que o papel das Juntas de Freguesia e as propostas que vão apresentar serão determinantes nesta candidatura.