segunda, 19 outubro 2020 18:20

Madalena Nunes destaca o trabalho do Funchal no combate às desigualdades de género

A Vereadora com o pelouro da Igualdade na Câmara Municipal do Funchal, Madalena Nunes, inaugurou, esta tarde, as duas exposições “Na lente, o alento para a Igualdade” e “Caminhando para a Igualdade” no Átrio dos Paços do Concelho. A abertura das exposições contou também com a presença da Conselheira Municipal para a Igualdade, Guida Vieira, e insere-se na 6ª edição da Semana Municipal da Igualdade de Género que decorre até dia 24 de outubro.

Madalena Nunes começou por destacar que “desde 2014, quando a autarquia definiu a Estratégia Municipal para a Igualdade, temos vindo a apostar na promoção da Igualdade de Género, desenvolvendo uma série de medidas que visam o combate às desigualdades e à discriminação com base no género, como são exemplo a assinatura do protocolo de cooperação com a Comissão para a Igualdade de Género, a nomeação da Conselheira para a Igualdade, Guida Vieira, e o desenvolvimento do Plano Municipal para a Igualdade”.

“Estamos a dias de lançar o Plano Municipal para a Igualdade 2018-2021, que foi criado em consonância com a nova legislação para a igualdade e alinhado com a nova estratégia nacional para a temática. Orgulha-nos confirmar que estes novos eixos vão de encontro ao trabalho que já temos vindo a desenvolver e que privilegiam questões como a identidade de género, da pobreza e da exclusão social. Este novo Plano evidencia o nosso trabalho através da educação, do desenvolvimento pessoal e da cultura como meios de sensibilização para a igualdade ou para as desigualdades”, acrescentou a Vereadora.

As comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, assinalado no dia 24 de outubro, tiveram inicio na passada quinta-feira e estendem-se até ao próximo sábado onde serão entregues o “Prémio Municipal Maria Aurora” e o prémio do concurso de vídeo “Caminhando para a Igualdade”. Na quarta-feira, dia 21, terá lugar no Salão Nobre do Município a tertúlia “Igualdade na velhice?” e no dia 22 de outubro será apresentado o “Roteiro Mulheres do Funchal”. Do programa de atividades consta ainda a apresentação da “Agenda Feminista da UMAR”. De forma complementar, a Autarquia vai promover, ao longo de toda a semana, na Ludoteca do Parque de Santa Catarina, a iniciativa “Caminhando para a Igualdade”, destinada aos mais jovens, e que visa promover e a reflexão para a temática através de jogos lúdico-pedagógicos, oficinas de trabalho e sessões de debate.

Madalena Nunes agradeceu, por fim, “à Conselheira Municipal, à equipa do Departamento de Educação e Qualidade de Vida, a todas as associações e entidades que colaboram com o Plano Municipal para a Igualdade e a todas as pessoas que participam nas nossas atividades, discutem e dão ideias, porque a luta pela igualdade de oportunidade deve ser reivindicada por todos e todas. Embora que adaptados às novas circunstancias vamos continuar a dinamizar ações que continuem a debater estas questões de extrema importância em prol de uma cidade mais inclusiva e igualitária”.

O Município do Funchal desenvolveu, desde 2014, um total de 91 ações, envolvendo um universo de mais de 22 mil participantes. Foram ainda produzidos mais de uma dezena de materiais de apoio na sensibilização da temática em torno da Igualdade, inclusão e não-discriminação.

CartazPROIGUAL2020