sexta, 16 outubro 2020 18:21

Funchal promove campanha de vacinação gratuita para cães e gatos

A Câmara Municipal do Funchal dá início este sábado, dia 17 de outubro, à sua 6ª campanha municipal gratuita de vacinação antirrábica para animais domésticos com mais de três meses de idade, sendo que a grande novidade deste ano é que esta iniciativa municipal, que se cingia até agora a cães, passará igualmente a abranger gatos.

A campanha inclui, além da vacinação, a identificação com microchip, o registo no SIAC, a desparasitação interna (contra lombrigas e ténias) e o respetivo licenciamento na junta de freguesia (quando aplicável), não apresentando quaisquer custos para os seus detentores. Esta arranca nas freguesias de São Pedro (das 9h às 12h30) e do Imaculado Coração de Maria (das 14h às 17h30), sendo exclusiva para os residentes de cada freguesia.

As novidades deste ano obrigaram a que a campanha se adaptasse. Desde logo, ficou estabelecido que em primeiro lugar será realizada a profilaxia aos canídeos, com limites de inscrição de 40 canídeos para 2 horas, e posteriormente aos gatos, com limite de inscrição de 20 felídeos para 1 hora. Haverá um intervalo de 30 minutos entre as duas espécies de animais, de forma a minimizar a agitação dos mesmos, sendo fundamental sublinhar que esta campanha do Município é articulada diretamente com cada Junta de Freguesia pelo que, de modo a não haver aglomerados de pessoas e animais, devem ser efetuadas marcações horárias no ato da inscrição com a própria Junta.

No que concerne à adaptação à nova realidade pandémica, é igualmente exigido: distanciamento de, pelo menos, 2 metros entre cada detentor juntamente com o respetivo animal, enquanto aguardam a sua vez; obrigatoriedade do uso de máscara ou viseira; lavagem e desinfeção das mãos com produtos adequados; e respeito pelas normas de etiqueta respiratória.

121810160 4043156682366011 287170601970078341 o