terça, 15 setembro 2020 16:10

Miguel Silva Gouveia inaugura 11 postos de carregamento para veículos elétricos

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, inaugurou, esta amanhã, 11 novos postos de carregamento para veículos elétricos, assinalando o lançamento da Semana da Mobilidade, sob o mote “Zero Emissões, Mobilidade Para Todos”. Os pontos de carregamento resultam de uma candidatura ao abrigo do Programa Operacional Madeira 14-20 (FEDER), num investimento de 90 mil euros cofinanciado pelo FEDER.

Miguel Silva Gouveia explica que “os 11 novos postos, dispersos por todo o concelho, permitem o carregamento de 22 automóveis elétricos em simultâneo, cumprindo aquele que é um dos pilares estratégicos de atuação do Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS-Funchal) que procura desempenhar um papel decisivo no processo de diminuição dos efeitos decorrentes das emissões de poluentes.”

Os postos operam a uma potência máxima de 22KW por tomada e estão acessíveis aos detentores de cartões Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME). Encontram-se disponíveis em diversas áreas do Município, sendo que os utilizadores poderão consultar os locais abrangidos pelos carregadores na APP “Município do Funchal”.

“O Funchal tem vindo a apostar na mobilidade elétrica de modo a que esta seja uma realidade em crescendo na nossa cidade. Sabemos que este é o caminho que vai proporcionar uma qualidade de vida melhor aos cidadãos e a preservação do ambiente. Nesse sentido, a Câmara Municipal assumirá as taxas de operação de carregamento, cobrando-se ao proprietário apenas a energia elétrica consumida. Chamamos a nós este encargo numa medida de incentivo sustentável à adesão de uma maior mobilidade elétrica”, adiantou o Presidente.

Miguel Silva Gouveia recorda, por fim, que “simultaneamente ao investimento na rede de postos de carregamento, a Autarquia promove a Tarifa Verde, um incentivo tarifário que proporciona aos utilizadores de veículos elétricos a possibilidade de estacionarem gratuitamente na rede de parcómetros do Município. Sendo que, desde 2015, foram emitidos 219 cartões ao abrigo da Tarifa Verde”.

A Semana da Mobilidade 2020 decorre até ao próximo dia 22 de setembro destacando-se a videoconferência “A Mobilidade no Funchal: Ações de Revitalização Urbana e Estratégias de Promoção aos Modos Suaves”, que será transmitida nas redes sociais da Câmara Municipal do Funchal no dia 18. O programa contempla também uma exposição de veículos 100% Elétricos, que ficará patente na Praça do Município, a publicação de vídeos e suplementos informativos e o lançamento de Rotas Pedonais e Turísticas na APP "Município do Funchal".