terça, 15 setembro 2020 11:53

Funchal cria selo «Loja Segura» para transmitir confiança ao comércio local

A Câmara Municipal do Funchal desenvolveu um novo projeto no sentido de apoiar o comércio local durante a atual crise de saúde pública, com a criação do selo «Loja Segura», assumindo o objetivo de transmitir confiança e segurança a quem trabalha, visita e compra nos estabelecimentos comerciais do concelho. O formulário e as condições de adesão a esta iniciativa do Município já estão disponíveis no site oficial da CMF, em: https://bit.ly/33w9da0.

O Presidente Miguel Silva Gouveia explica que “a iniciativa se enquadra no projeto Comércio com Segurança, que já contemplou, ao longo dos últimos meses, múltiplas medidas, tais como a atribuição de viseiras ao comércio local, a atribuição de mesas de apoio aos bares e restaurantes sem esplanadas, e a disponibilização de um Guia de Boas Práticas Sanitárias para todos os empresários do concelho. A atribuição do selo «Loja Segura» irá, a partir de agora, traduzir o compromisso e o respeito dos estabelecimentos comerciais do Funchal pelas orientações de higiene e segurança emanadas pelas autoridades de saúde, no contexto da pandemia de COVID-19.”

Miguel Silva Gouveia reforça “o empenho da CMF em criar condições de segurança e de confiança para promover o consumo no comércio local” e acrescenta que “o selo «Loja Segura» está em linha com os objetivos preconizados pelo selo Clean & Safe do Turismo de Portugal, procurando chegar aos estabelecimentos de comércio local que, pela sua tipologia, não são abrangidos por esse selo”, nomeadamente com as categorias Mercearia e Frutaria, Cosmética e Perfumaria, Bijuteria e Joalharia, Pronto-a-vestir, Sapataria, Eletrodomésticos e Informática.

A adesão a esta medida de apoio ao comércio local é gratuita, dependendo apenas do preenchimento do formulário e do cumprimento dos requisitos estipulados pela Autarquia, quer a nível geral, quer a nível sectorial. Miguel Silva Gouveia elogia, por fim, “o comportamento e a dedicação dos comerciantes funchalenses em lidar com esta difícil situação até agora” e apela a que “cada vez mais, neste contexto de pandemia em que vivemos, os nossos empresários façam da segurança um ativo diferenciador a bem da sua loja, da cidade e da região, contando com a CMF como aliado de todas as horas, para que continuemos a dar uma exemplar resposta conjunta.”