Miguel Silva Gouveia refere que “trata-se de uma viatura inovadora, quer na desobstrução das redes de águas residuais, quer também na aspiração e limpeza de toda a área em intervenção. Este é o primeiro equipamento deste género a operar nas redes de água da Madeira, uma nova oferta para este género de trabalho e que está adaptada para a mobilidade em espaços confinados como são as zonas histórias e centrais da nossa cidade”.
A nova viatura apresenta características amigas do ambiente, permitindo a reciclagem da água “a partir do momento em que se está a proceder à desobstrução, toda a água utilizada durante esse procedimento é recolhida e reciclada. Após essa filtragem e o acondicionamento dos resíduos no depósito, será possível, no processo seguinte de desobstrução e limpeza, utilizar novamente essa água”, explicou o Presidente.
A aquisição deste veículo vem no seguimento dos inúmeros investimentos que a Autarquia tem vindo a realizar nas redes de água do Funchal, no sentido de garantir o tratamento adequado das águas residuais do concelho. O autarca conclui que o novo veiculo de intervenção “vem melhorar as condições e a qualidade do serviço que prestamos à nossa população, colocando também as redes de saneamento básico e as redes de águas pluviais do Funchal, ao nível do melhor que se faz na Europa neste sector”.