quinta, 04 junho 2020 10:58

Funchal instala contentores inteligentes em zonas residenciais e tem nova varredoura pesada ao serviço

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, e a Vice-Presidente, Idalina Perestrelo, apresentaram, no âmbito da Semana do Ambiente 2020, o novo projeto-piloto que a Autarquia vai implementar em zonas residenciais e que consiste na instalação de contentores inteligentes nalguns pontos críticos de afluência à cidade, onde ocorrem abusos na deposição de resíduos sólidos.

Miguel Silva Gouveia explicou que "a intenção da Autarquia é salvaguardar as necessidades das famílias residentes e melhorar o serviço que é prestado pela Autarquia, reduzindo a poluição visual. Estes contentores terão, assim, acessos condicionados e vão destinar-se especificamente à utilização por parte de moradores, que terão cartões próprios para abri-los. Os equipamentos serão monitorizados pelo nosso Departamento de Ambiente, num projeto que é inovador inclusive a nível nacional."
Os primeiros contentores serão colocados na freguesia de Santa Maria Maior, servindo um núcleo de aproximadamente uma dezena de habitações durante a fase de teste. No local em causa, verifica-se um constante uso abusivo dos contentores existentes por parte de muitas pessoas fora daquela zona de residência. Com os novos ecopontos e a nova plataforma desenvolvida para o efeito será possível, a partir de agora, controlar quantas vezes estes são utilizados; definir horários de deposição de resíduos; gerir acessos e estado dos contentores remotamente; e definir limites de enchimento, entre outros.
O Departamento Municipal de Ambiente também tem ao serviço, a partir desta semana, uma nova viatura pesada para Limpeza Urbana, num investimento municipal de cerca de 160 mil euros. Trata-se de um Varredoura Aspiradora de elevada capacidade – 6 m3 –, sendo "esta uma aquisição que se insere na nossa política de renovação da frota, otimizando os serviços de limpeza dos espaços urbanos do Funchal, que já são uma referência para o país em termos de bem-estar dos residentes e visitantes.”
“A viatura oferece, igualmente, múltiplas vantagens ao nível do aumento da eficiência energética e da redução dos níveis de emissões poluentes, quando comparada com as viaturas mais antigas", conclui o Presidente, acrescentando que as últimas aquisições de varredouras aspiradoras pesadas pelo Município do Funchal tinham decorrido há 16 anos.