Esta exposição, aberta ao público até 13 de Março de 2016, incluiu parte do espólio do Museu da Direção de Faróis, composto por antigas lanternas, ópticas e objetos de sinalização marítima.
Este património tem sido recuperado e preservado pelos faroleiros em serviço na Direção de Faróis e nos restantes faróis nacionais, nomeadamente nos faróis do Arquipélago da Madeira, permitindo assim a divulgação de peças de inegável valor patrimonial e assumindo-se como um legado vivo do assinalamento marítimo ao longo dos últimos 250 anos. Serão ainda expostas maquetas de faróis e registos históricos, bem como painéis descrevendo a evolução do assinalamento marítimo ao longo dos tempos, nas suas vertentes histórica e técnica.
Refira-se que a exposição tem ainda como objetivo divulgar o serviço público prestado pela Autoridade Marítima Nacional nesta área, bem como permitir um contacto mais próximo entre o público em geral e os sistemas que desempenharam e ainda desempenham um papel vital no garante da segurança da navegação marítima. Pretende também ser um chamamento para todos aqueles que se interessam pelo mar e pela cultura marítima, incentivando-os a visitar os faróis do Arquipélago da Madeira.