domingo, 08 dezembro 2019 11:41

Madalena Nunes destaca papel do Xarabanda na preservação da identidade madeirense

A vereadora da Cultura na Câmara Municipal do Funchal, Madalena Nunes, marcou presença, na tarde de ontem, no Teatro Municipal Baltazar Dias, para a apresentação da "Discografia Completa do Xarabanda e sua História 1981-2019".

Madalena Nunes referiu, na ocasião, que "a Câmara Municipal do Funchal está a apoiar esta iniciativa da Associação Xarabanda, a edição da discografia completa dos seus 38 anos e demais repositório histórico, pois temos tido a preocupação de apoiar projetos que ajudem a perpetuar as memórias da cultura madeirense e, simultaneamente, ajudem a recriar esse património, construindo caminhos para a sua reinvenção".

"O nosso trabalho neste sentido é contínuo, temos promovido atuações dos diferentes grupos dentro do Xarabanda, seja na Feira do Livro, no dia da cidade, na Música nos Museus. Financiámos também, integralmente, o I Encontro de Violas de Arame na Madeira, que reuniu músicos de Açores, Brasil, Odemira e Minho, para além dos madeirenses".

A vereadora terminou agradecendo ao Xarabanda "por serem uns parceiros tão ativos e criativos na vida da cidade, estamos assumindo a identidade cultural madeirense, com músicos conhecedores, críticos e criativos, e juntos homenageamos o passado e prolongamos a nossa cultura no futuro".

A Autarquia Funchalense para além do apoio financeiro irá ainda adquirir 40 exemplares da obra agora lançada, para distribuir pelas escolas do Funchal e pelas bibliotecas e pólos municipais do Funchal.