segunda, 02 dezembro 2019 11:54

Funchal volta a ser reconhecido como Município Amigo do Desporto

O Funchal voltou a ser premiado com o galardão Município Amigo Desporto pela a Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD). Este é o quarto ano consecutivo em que o Funchal recebe a bandeira que reconhece as políticas e investimentos que o Município tem feito em prol do Desporto.

O Vereador com o pelouro do Desporto na Autarquia, João Pedro Vieira, recebeu o prémio entregue por Dimas Pinto, Presidente da APOGESD, por Pedro Mortágua Soares, responsável pelo Programa Municípios Amigos do Desporto e por Vitor Pataco, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude. A cerimónia decorreu na Gala da APOGESD no âmbito do XX Congresso da APOGESD que decorreu no Funchal de 28 a 30 de novembro.

João Pedro Vieira começou por agradecer a organização “por trazer o Congresso e a Gala ao Funchal, pela primeira vez realizado fora do território continental, em que o Município anfitrião é também premiado. Receber esta bandeira neste contexto tem um sabor ainda mais especial”.

O Vereador enalteceu que “este reconhecimento é fruto da promoção das iniciativas por parte deste executivo, do investimento municipal, do estabelecimento de parceiras entre associações, clubes e atletas sempre com vista à dinamização da atividade física, tanto na vertente do desporto federado como na promoção do desporto para todos. O Funchal é atualmente capaz de atrair eventos regionais, nacionais e internacionais, é um destino de turismo desportivo, graças às condições naturais, às infraestruturas e a todos os apoios para os quais a Câmara Municipal do Funchal está sempre disponível, sejam financeiros, logísticos ou humanos.

A APOGESD determina que um Município Amigo do Desporto estabelece e implementa abordagens com o intuito de aumentar o desempenho organizacional das estruturas de planeamento e operacionalização desportiva, com vista à obtenção de excelentes resultados, ao nível do desenvolvimento desportivo. De acordo com a Associação, o desporto é, por isso, um fator de desenvolvimento do território e de melhoria da qualidade de vida da sua população, devendo ser reconhecidas as boas práticas, no sentido de as partilhar, potenciando o desenvolvimento desportivo português.

O galardão Município Amigo do Desporto assenta em dez áreas de análise, nomeadamente: Organização desportiva, Instalações desportivas, Eventos desportivos, Programas desportivos, Estratégias de sustentabilidade ecológica, Desporto solidário, Parcerias, Realidade Desportiva, Legislação, Marketing e Inovação. O Funchal obteve pontuação alta ou muito alta em quase todas as categorias.