sexta, 15 novembro 2019 12:52

Arte Urbana trouxe mais gente e mais negócios à Rua dos Tanoeiros

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, visitou a Rua dos Tanoeiros, no sentido de assinalar o primeiro aniversário da intervenção de arte urbana promovida neste que é um dos arruamentos históricos da Baixa da cidade.

A iniciativa consistiu na instalação, em 16 lojas da rua, de trabalhos artísticos tendo por base pipas, que foram desenvolvidos por artistas regionais ou residentes na Madeira. Um ano volvido, o Presidente faz um balanço bastante positivo da iniciativa: “os comerciantes são unânimes em considerar que a rua registou uma maior afluência de pessoas ao longo do último ano, especialmente turistas. Isto teve impactos positivos nas vendas e contribuiu para que metade das lojas que estavam então encerradas tivessem, entretanto, voltado ao ativo. Fica comprovado mais uma vez que a cultura e a arte urbana podem efetivamente promover a dinamização económica.”

O projeto “Adote Uma Loja”, tal como foi batizado, consistiu num desafio lançado a cada artista para “adotar” um estabelecimento da rua e entrar em contacto com a história e as motivações do espaço e dos seus comerciantes. As 16 obras elaboradas procuraram traduzir, através da arte, um pouco da história destas lojas, fazendo ao mesmo tempo uma homenagem aos tanoeiros e à sua arte, que dão nome à rua.

“Entendemos que o comércio tradicional deve ser preservado e valorizado, não apenas pelas suas funções económicas e sociais, mas também pelo seu significado histórico, como referencial do nosso património imaterial e da nossa memória e identidade coletiva. A Autarquia procurou, assim, reavivá-los através da arte pública, com sentido crítico e consciente da necessidade de regeneração da cidade e dos seus estabelecimentos comerciais, o que foi francamente bem conseguido”, refere o Presidente.

“Neste caso, para além de democratizar o acesso à cultura e valorizar os artistas, procuramos transformar a atratividade da rua e consequentemente dinamizá-la economicamente, o que foi possível, também graças ao profundo trabalho de proximidade que o Município tem estabelecido com os comerciantes, auscultando-os na busca das melhores soluções. O reforço e melhoramento da iluminação pública na Rua dos Tanoeiros é mais um exemplo destas sinergias e mais uma das causas do sucesso alcançado.”

Miguel Silva Gouveia aproveitou a visita aos comerciantes da rua, quer aqueles que se associaram ao projeto, quer os novos, e endereçou o convite “para que manifestem junto da Autarquia a disponibilidade para integrar uma 2ª fase deste projeto, e passem também eles a contar com uma intervenção artística à entrada dos respetivos estabelecimentos. Do mesmo modo, lançamos o desafio a outros comerciantes de outras ruas, para que abordem a Autarquia com as suas ideias, de maneira a que estas dinâmicas urbanas possam continuar a crescer.”