Imprimir esta página
segunda, 11 novembro 2019 15:34

Miguel Silva Gouveia entregou diplomas dos cursos EFA

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, e a Vereadora com o pelouro da Educação, Madalena Nunes, entregaram, esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os certificados de conclusão dos cursos EFA – Educação e Formação de Adultos, do ano letivo 2018/2019.

Miguel Silva Gouveia salientou, na ocasião, que “este projeto visa a proximidade na capacitação dos nossos munícipes, foi uma forma de, em parceria, entre a Câmara Municipal do Funchal, a SocioHabitaFunchal e a escola, podermos dar aulas fora do contexto de sala de aula, permitindo que estes alunos possam estudar e obter equivalência ao 6º, 9º ou 12º ano, consoante o ciclo de estudo que necessitem”.

Os Cursos EFA já envolveram cerca de 500 alunos, desde 2014, “é para nós motivo de muito orgulho certificar hoje estes 45 alunos, que agora, através desta via, podem conseguir entrar no mercado de trabalho, com habilitações que lhes permitem encarar o futuro com mais esperança”, concluiu.

“Pela primeira vez, este ano, temos alunos a receber o diploma de 12º ano, e muitos deles já nos dizem que querem seguir os estudos no ensino superior, e isso é extremamente gratificante”.

O Presidente garantiu que os cursos são para continuar nos próximos anos “tem sido um sucesso a todos os níveis, este projeto tornou-se uma referência na cidade do Funchal, e também no País, e continuaremos a capacitar todos os munícipes que, de uma forma ou de outra, desistiram da escola, e que queiram agora, com estes cursos, voltar a estudar e a ver as suas habilitações retificadas”.

No ano letivo 2018/2019 estiveram em funcionamento os cursos EFA no Centro Comunitário Musica@arte, em Santo Amaro, no Centro Comunitário do Canto do Muro, em São Gonçalo, e no Atelier de Artes Plásticas da Quinta Falcão, sendo lecionadas as disciplinas de T.I.C. -Tecnologias da Informação e Comunicação; Língua estrangeira - Inglês; Aprender com Autonomia; Linguagem e Comunicação; Matemática para a Vida; e Cidadania e Empregabilidade, com professores destacados que se deslocam e estes espaços sociais.