Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

quinta, 06 junho 2019 16:42

Funchal vai continuar a ter espetáculos de Teatro Nacional nos próximos anos

A Vereadora da Cultura na Câmara Municipal do Funchal, Madalena Nunes, esteve presente na cerimónia de apresentação da Rede Eunice Ageas, que decorreu no Teatro Nacional D. Maria II. A Rede Eunice foi criada em 2016, em honra da atriz Eunice Muñoz, com o propósito de disseminar pelo país o que de melhor se faz no Teatro Nacional, tendo sido agora rebatizada, com o apoio do Grupo Ageas Portugal, no sentido de continuar a crescer.

"O Funchal foi um dos três Municípios do país escolhidos para fundar a rede, para as suas três primeiras temporadas artísticas, numa aposta revestida de grande orgulho, quer para o Teatro Municipal Baltazar Dias, quer para toda a Região Autónoma da Madeira. O balanço é fantástico e neste momento em que novos Municípios poderão usufruir deste projeto, a garantia que tivemos aqui em Lisboa é que o Teatro D. Maria II continuará a ser parceiro do Funchal na promoção do seu catálogo de espetáculos ao longo dos próximos anos. Era de todo o interesse que a parceria continuasse num novo formato, e é isso que conseguimos, porque o mais difícil, que era estabelecer as pontes de trabalho, já foi feito.”

"Nos últimos três anos, esta parceria permitiu proporcionar aos funchalenses um reforço da oferta teatral de qualidade, com 9 espetáculos, 12 récitas, 2 workshops e mais de 3 mil espetadores só no seu âmbito. Estes números deixam bem evidente a importância de um projeto como este para a descentralização da cultura do nosso país. A escolha do Baltazar Dias para ser um dos três teatros do país a inaugurar a rede foi determinante para o desenvolvimento do panorama cultural regional e foi feita através de concurso público, estando diretamente relacionada com tudo o que tem sido feito para revitalizar o teatro na cidade ao longo dos últimos anos, seja a nível de infraestruturas, de eventos e, naturalmente, de opções para o cartaz, o que muito nos dignifica”, enalteceu Madalena Nunes.

“Neste período, o nosso Teatro Municipal aumentou sustentadamente o seu número de espectadores, registando uma média de ocupação da sala acima da média nacional, o que é sintomático. A aposta na Cultura da cidade é uma das estratégias mais assumidas e bem-sucedidas da atual Presidência, porque o Funchal precisava de uma oferta maior, melhor e mais acessível, mas se temos conseguido concretizar a dinamização cultural que era pretendida, isso também se deve aos exemplos nacionais. Neste âmbito, a adesão à Rede Eunice permitiu, indiscutivelmente, que o Baltazar Dias recuperasse a relevância que merecia.”

A despedida do Baltazar Dias da Rede Eunice acontecerá no próximo dia 21 de junho, pelas 21 horas, com o espetáculo “Quarto Minguante”.