Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

quinta, 14 março 2019 16:57

Núcleos de Proteção Civil do Funchal reconhecidos a nível nacional

Os Núcleos Locais de Proteção Civil do Funchal foram selecionados como finalistas a nível nacional do Prémio de Boas Práticas de Participação 2018, promovido pela Rede de Autarquias Participativas (RAP). O Presidente Paulo Cafôfo anunciou esta entre outras novidades após a Reunião camarária de hoje, que teve como tema central a Proteção Civil Municipal.

Os Núcleos foram a prática melhor classificada pela avaliação preliminar do júri e passam agora à fase de votação pública, que decorre entre 18 março e 26 de abril, na página http://www.portugalparticipa.pt/. A decisão quanto às práticas vencedoras (um vencedor e uma menção honrosa atribuída ao segundo lugar) será tomada tendo por base a pontuação atribuída pelo júri e os resultados da votação pública, tendo cada uma delas um peso de 50%.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal também anunciou, esta manhã, que a inauguração da sede do Núcleo Local de Proteção Civil do Curral dos Romeiros, na freguesia do Monte, terá lugar no próximo sábado, dia 16 de março, ficando este instalado na antiga escola do Curral dos Romeiros, reabilitada pela Autarquia para o efeito, num investimento de cerca de 44 mil euros.

“Um Núcleo de Proteção Civil é um espaço onde os residentes podem recorrer a um kit com equipamentos para primeira intervenção em situações de catástrofe, envolvendo-os na resolução destas situações e reforçando uma cultura de segurança junto da comunidade, o que é complementado pela formação para esse fim ministrada pela Proteção Civil Municipal.” A CMF já tem dois Núcleos em funcionamento, no Curral dos Romeiros e na Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro, em São Roque, estando vários outros em desenvolvimento.

Paulo Cafôfo avançou, igualmente, que no dia 22 de março terá lugar a cerimónia de Juramento de Fidelidade dos 30 recrutas que irão, agora, ingressar no quadro de carreira dos Bombeiros Sapadores do Funchal, numa ocasião em que serão apresentadas, ainda, as três novas viaturas pesadas adquiridas pelo Município para o combate a incêndios, num investimento de 860 mil euros.

Finalmente, no dia 29 de março, o Município vai organizar o VI Fórum Regional de Autarquias Participativas, o qual contará com diversos convidados nacionais.