Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

sexta, 11 janeiro 2019 16:01

Maratona do Funchal com 1200 atletas de 43 nacionalidades

O Vereador João Pedro Vieira, que tem a tutela do Desporto na Câmara Municipal do Funchal, apresentou, esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Maratona do Funchal 2019, que se realiza no próximo dia 20 de janeiro. A organização da prova está a cargo da Associação de Atletismo da Madeira, com o patrocínio do Santander Totta e o apoio financeiro e logístico da Câmara Municipal do Funchal.

João Pedro Vieira começou por dirigir-se às várias parcerias do evento, agradecendo “por continuarem a contribuir para o crescimento desta modalidade, que tem vindo a ganhar popularidade na Região, quer na sua vertente federada, mas também do ponto de vista amador, lúdico e recreativo.”

O Vereador recordou o desafio cumprido de criar uma maratona na Região, e em particular na cidade do Funchal, saudando “a afirmação de um evento que não serve somente os funchalenses e os madeirenses, mas também aqueles que nos visitam, multiplicando assim o investimento que é feito por todas as entidades neste tipo de eventos e modalidades.”

No ano passado, a Autarquia investiu mais de meio milhão de euros no apoio a clubes, associações e a eventos de grande dimensão no Funchal, “os quais acabam por expandir-se por toda a Região. É um esforço significativo para a Autarquia, ao qual daremos continuidade em 2019, pelo que já iniciámos a análise de candidaturas submetidas por clubes e associações, um procedimento que esperamos ver concluído muito em breve.”

João Pedro Vieira concluiu assegurando que “o nosso objetivo é continuar este importante trabalho de dinamização de eventos internacionais no nosso Município, que acrescentam muito à Região, mas, acima de tudo, continuar a investir nos clubes e associações que cumprem um papel social importantíssimo, desde o desporto de formação ao desporto sénior, e permitindo o exercício físico regular, uma prioridade deste Executivo que continuará segura em 2019.”

A organização estima, neste momento, que a participação atinja os 1200 participantes, 342 deles estrangeiros, provenientes de 42 países diferentes. A prova prevê três distâncias, nomeadamente a Maratona do Funchal, com 42.195 metros, a Meia Maratona do Funchal, com 21.097,50 metros, e a Mini Maratona, com 5.850 metros. Foram ainda adaptados alguns percursos, respondendo às sugestões submetidas pelos participantes ao longo dos anos.