Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram      Município do Funchal

sexta, 20 fevereiro 2015 17:42

Começou a votação final do Orçamento Participativo

Entre 20 de Fevereiro e 20 de Março, nove pontos fixos e um móvel estão à disposição dos cidadãos para participarem e escolherem dois projectos de uma lista de 27.

Começou hoje, na Praça do Município, a votação final do Orçamento Participativo. O primeiro voto teve lugar a bordo do autocarro do Orçamento Participativo, que também vai servir de ponto de votação, e foi efectuado pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo.

À escolha, os cidadãos têm 27 projectos, resultantes de oito encontros de participação que envolveram cerca de 1.000 pessoas, chegando a bater "recordes nacionais”, consoante explicou o presidente da CMF, adiantando ainda  que «a participação dos cidadãos é essencial na construção da democracia e o Orçamento Participativo é um instrumento importante. Esta é uma evolução muito grande na intervenção social e política, porque estamos a dar a oportunidade de os cidadãos escolherem projectos para a cidade».

Paulo Cafôfo também garantiu que as escolhas dos cidadãos serão respeitadas e os projectos realizados - aliás a CMF compromete-se a realizar os projectos escolhidos num prazo de 18 meses – sendo que outros «projectos», mesmo que não sejam escolhidos, podem ser integrados no orçamento municipal, dada a sua validade e importância.  

A Câmara Municipal do Funchal tem, no seu orçamento de 2015, 300 mil euros para concretizar, as propostas mais votadas. Os projectos vencedores não podem ultrapassar 100 mil euros, permitindo assim que possam ser escolhidos três para serem concretizados.

Note-se que todos os cidadãos, residentes ou não no Município do Funchal, desde que tenham mais de 15 anos podem participar na escolha, podendo podem votar em dois projectos. 

Além do autocarro do Orçamento Participativo com percurso itinerante, que também vai servir de ponto de voto, representando uma alternativa para a população com menor disponibilidade para votar no centro, será possível votar em nove pontos fixos: Câmara do Funchal, Teatro Baltazar Dias, Museu Municipal, Biblioteca Municipal, Biblioteca da Nazaré, Biblioteca da Penteada, Ginásio da Barreirinha, Ginásio de São Martinho e Ginásio de Santo António.

A votação, feita em computadores colocados nos locais de voto, decorre de 20 de Fevereiro a 20 de Marco, bastando aos participantes a sua identificação, tendo, em exibição,  cada local de votação a  lista dos 27 projectos.