segunda, 05 janeiro 2015 12:22

Funchal prepara adaptação às alterações climáticas

A Câmara Municipal do Funchal faz parte do “ClimAdaPT.LOCAL”. Este projecto vai permitir elaborar a estratégia municipal do Funchal de adaptação às alterações climáticas, permitindo ainda a formação de técnicos municipais nesta área, bem como a participação na rede de municípios portugueses de adaptação local às alterações climáticas.

Um dos objectivos do Município do Funchal é também colaborar com outras autarquias da Região na disseminação de uma estratégia de adaptação às alterações climáticas.

Este projecto, que ganhou o concurso “Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas”, lançado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), nasceu de uma parceria liderada pelo CCIAM (Centre for Climate Change Impacts, Adaptation and Modelling) da Faculdade de Ciências de Lisboa, fazendo ainda parte várias instituições, com destasque para a Quercus, o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Aveiro, a Universidade dos Açores, Câmara Municipal de Almada, Câmara Municipal de Sintra, Câmara Municipal de Cascais, sendo estas duas últimas autarquias consideradas das com maior experiência, em Portugal, no que se refere a implementação de estratégias municipais de adaptação, e a principal rede intermunicipal norueguesa no domínio das alterações climáticas, a Cities of the Future.

Na base deste projecto está o memorando de entendimento assinado entre Portugal, Noruega, Islândia e Liechenstein” com vista à aplicação, no nosso país, de estratégias para as alterações climáticas e energias renováveis.

Nas últimas décadas, são visíveis as alterações climáticas, que também influenciam a Madeira e o Funchal, nomeadamente com a tendência da subida da temperatura média global, à superfície, aumento da frequência e intensidade de fenómenos metereológicos extremos, como ondas de calor, secas e eventos de precipitação intensa, em períodos curtos, a que se junta ainda a subida do nível médio do mar.