Imprimir esta página
quarta, 29 outubro 2014 14:37

Orçamento Participativo Escolar

Realiza-se, hoje, quarta-feira, 29 de Outubro, pelas 16:30, na Sala de Conferências da Escola Secundária Jaime Moniz, o  7º Encontro de Participação do Orçamento Participativo do Funchal (OP) . Com este encontro, concretiza-se o  OP Escolar, que se engloba no Orçamento Participativo do Funchal, destinado a todos os jovens que frequentam o Ensino Secundário. Ou seja, o 10.º, o 11.º e o 12.º anos de escolaridade, tendo estes idades compreendidas normalmente entre os 15 e os 18 anos.

O objetivo é que os jovens funchalenses participem no  Orçamento Participativo, projecto  onde todos os munícipes poderão apresentar e avaliar as propostas para o Funchal. É, aliás, a primeira vez em Portugal que os jovens vão votar num OP em pé de igualdade com os restantes cidadãos.

Embora esta sessão seja evidentemente direccionada aos estudantes, pode igualmente participar toda a comunidade educativa, estando igualmente as portas do 7º Encontro de Participação abertas  a todos quantos tiverem uma ideia para o Funchal.

O Orçamento Participativo (OP) é a forma dos funchalenses decidirem diretamente o destino de uma parte do orçamento municipal. O OP concretiza o compromisso político que assumimos com os munícipes, reclamando a sua participação na gestão do concelho, de forma a fomentar uma sociedade civil forte, informada e ativa.

Podem participar todos os cidadãos, com idade igual ou superior a 15 anos, interessados na melhoria das condições de vida do concelho do Funchal, sejam ou não residentes. A participação exerce-se sempre em nome individual, através da presença em qualquer um dos Encontros de Participação que a Câmara vai organizar em diferentes pontos do Concelho e, ainda, na votação final pública dos projetos que reúnam as condições técnicas de viabilidade previstas no OP. Em 2015, o Funchal será a primeira cidade da Região Autónoma da Madeira a concretizar um Orçamento Participativo, tendo uma verba reservada de 300 mil euros.