quarta, 19 fevereiro 2014 18:10

Câmara promove recolha selectiva de roupas, sapatos e brinquedos

A Câmara Municipal do Funchal e a Yaro Partilha assinaram hoje, na Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos, nos Viveiros, um protocolo com 48 meses de duração, e que visa promover, no concelho, a recolha selectiva de roupas, sapatos e brinquedos.

Com este protocolo, serão colocados 23 contentores em locais de fácil acesso, nomeadamente escolas básicas do 1º Ciclo, Juntas de Freguesia, Mercado da Penteada, Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos. Dos bens recolhidos, 5% serão entregues às lojas sociais do Município, outra parte reciclada, sendo a restante enviada para reutilização noutros países.

No acto de assinatura deste protocolo, o presidente da CMF, Paulo Cafôfo, salientou a importância do reaproveitamento, mais ainda num tempo em que o excesso de consumismo leva ao desperdício.

Como cerca de 3,2% dos resíduos indiferenciados produzidos no Funchal são têxteis, estima-se que possam ser recolhidas anualmente 1.124 toneladas de roupa, sapatos e brinquedos, usados, revertendo para a autarquia dois cêntimos por kg.

Com a assinatura deste protocolo, o Município do Funchal está a cuidar da cidade nas vertentes ambiental e social. Na ambiental através do encaminhamento destes resíduos para a reutilização ou reciclagem, reduzindo, deste modo, a quantidade de resíduos enviados para incineração.

Na vertente social, através da doação de bens para as lojas sociais da autarquia.