quinta, 12 dezembro 2013 10:45

Orçamento da Câmara foi aprovado

O Orçamento da Câmara Municipal do Funchal para 2014 e o Plano Plurianual de Investimentos foram ontem aprovados na reunião semanal de vereação. As aprovações contaram com os votos favoráveis da Mudança e abstenção dos restantes partidos, tendo o CDS no PPI votado a favor.

Em declarações à comunicação social, o presidente da Câmara Municipal do Funchal salientou alguns aspectos do Orçamento, nomeadamente os factos de ser de «transição» e de estar condicionado pela «herança» deixada pela vereação anterior – em 2012 e 2013 não foram pagos alguns encargos, sendo que, até 2018, a autarquia tem de pagar 18 ME de dívidas em atraso, a que se acresce 3 ME, já este ano, para amortizar o PAEL.

De qualquer modo, a Câmara Municipal do Funchal tem, neste Orçamento,  projectos sociais importantes, tais como o programa de comparticipação de medicamentos e o fundo de emergência social, ambos no valor de 500 mil euros, a que se junta 750 mil euros para a recuperação dos bairros sociais municipais, com 750 mil euros, e a ainda a criação da Loja do Munícipe que visa prestar um melhor e mais célere serviço aos funchalenses.

Ainda sobre o Orçamento, do qual depende o funcionamento da autarquia, Paulo Cafôfo chamou a atenção para a responsabilidade dos partidos da oposição, isto porque o Orçamento tem ainda de ser aprovado em Assembleia Municipal.