quarta, 11 dezembro 2013 16:53

Recentrar o Natal na solidariedade

Foram esta tarde entregues, no átrio da Câmara Municipal do Funchal, os prémios do concurso “Presépio Ecológico”. Nesta sexta edição participaram 45 entidades, desde estabelecimentos do Pré-Escolar, do Ensino Básico, dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário e Instituições Particulares de Solidariedade Social, bem como ginásios e centros comunitários da autarquia.

Na cerimónia, que por se realizar em dia de reunião de vereação contou com a presença de todos os vereadores, incluindo os que não têm pelouro, o presidente da autarquia, Paulo Cafôfo, reforçou a importância destas iniciativas não só pelo envolvimento com a comunidade, mas também pela mensagem que passam ao nível da preservação do ambiente, tendo ainda acrescentado a importância de recentrar o Natal nos seus verdadeiros valores: «além desta ideia do presépio ecológico, precisamos de ter aqui um Natal reciclado, ou seja recentrado naquilo que são os verdadeiros valores de Natal. Não só materializado com estes recursos que são aproveitados, mas com todo um espírito de solidariedade para com os outros».

Nesta edição e tendo em conta a criatividade, a qualidade técnica e o tipo de materiais utilizados, foram premiados: Jardim Escola São João de Deus na categoria do Pré-Escolar, EB1/PE Achada no 1º Ciclo do Ensino Básico, Estabelecimento Vila Mar, Externato Apresentação de Maria nos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário e a Fundação Mary Jane Wilson nas Instituições Particulares de Solidariedade Social. Já no que se refere ao Ensino Especial, coube o primeiro lugar ao Serviço Técnico de Educação para a Deficiência Intelectual e Motora, havendo ainda uma Menção Honrosa ao Serviço Técnico de Formação Profissional. Na categoria de Utentes dos Serviços da Câmara Municipal do Funchal coube o primeiro lugar ao Ginásio da Barreirinha.