segunda, 09 dezembro 2013 11:42

Sensibilização das famílias e comerciantes contra o mosquito da Dengue

O Funchal vai continuar com o Plano Municipal de Combate ao Mosquito Transmissor da Dengue e o município vai continuar a sensibilizar as famílias e os comerciantes com accões porta-a-porta.

Na sexta-feira, 06 de Dezembro, antes de uma palestra subordinada ao tema efectuada na sala da Assembleia Municipal e sobre esta importante questão de saúde pública, o presidente da Câmara Municipal do Funchal deu esta garantia, tendo explicado que neste plano estão envolvidos cerca de 45 funcionários, entre técnicos superiores e outros, que têm desempenhado exemplarmente o seu trabalho, nomeadamente o estudo do mosquito e de prevenção e informação junto da população.

«Notamos que ultimamente, e também porque na comunicação social a informação não mostra tantos casos de Dengue, a população tem baixado as armas e relaxado naquilo que deve ser a prevenção e os cuidados que devem ter com o mosquito», afirmou, garantindo que a autarquia vai continuar a sensibilizar as famílias e os comerciantes com ações porta a porta.

Contudo, Paulo Cafôfo ressalvou que as acções de prevenção e sensibilização no concelho do Funchal precisam de estar conjugadas com o plano desenvolvido pelo Governo Regional: «queremos em articulação com o Governo Regional desenvolver as nossas atividades. A saúde pública não é uma questão apenas do Governo Regional».

A palestra foi proferida por Ana Silva, do Departamento de Educação da Câmara Municipal do Funchal, que informou que os últimos dados mostram uma diminuição dos focos, tendo concluído que «a densidade populacional dos adultos está muito mais baixa, o que quer dizer também que a população está a acolher a nossa mensagem e a pôr em prática toda a maneira de debelar este mosquito».