Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

Juntas de Freguesia

Junta de Freguesia do Monte
Junta de Freguesia do Monte

Morada e Contactos

Caminho de Ferro nº 182
Largo da Fonte – Monte
9050 – 208 Funchal

Telefone: 291 782555

Fax: 291 782282

Endereço de email: jfmonte@mail.telepac.pt

Horário de Funcionamento / Atendimento ao Público

Segunda a Sexta das 9:00H às 12:30H e das 14:00H às 17:30H

Junta de Freguesia - Composição do Executivo
Foto Presidente Composição do Executivo
Maria Idalina Fernandes Silva
(PPD/PSD)

Secretário: José Agostinho Freitas Baptista

Tesoureira: Filipa Isabel Martins Azevedo

1ª Vogal: Maria Elisabete Freitas Góis Pinto

2º Vogal: Teodósio Miguel Gouveia Faria

Assembleia de Freguesia - Composição

Presidente: José Manuel Machado Barradas

1ª Secretária: Maria Clara Vieira Gama

2º Secretário: David Peter de Freitas Silva

Vogais:

Lícia Maria Moreira Agrela
José Gabriel Pereira Oliveira
Omar da Gama da Gama
Maria Assunção Bacanhim da Silva
Pedro Filipe Silva Pereira
Cátia Isabel Martins Viveiros
Marco Vicente Ferreira de Gouveia
Francisco de Sousa Gonçalves
Rosa Maria de Sá Perestrelo Gouveia
Rúben Pereira Oliveira

 

Mais informação sobre a Freguesia

Breve Enquadramento Histórico

A devoção a Nossa Senhora do Monte, promovida por Adão Ferreira (o primeiro homem nascido na Madeira) e pelos seus descendentes, remonta a meados do século XV, sendo que em 1489 já existia um inventário da capela nas actas da Câmara Municipal do Funchal. A ermida tinha capelão em meados do século XVI, e muitos vizinhos celebravam, no dia 15 de Agosto, as festas de Nossa Senhora – pelo menos, desde 1551.

Com base nessa devoção, a 9 de Fevereiro de 1565, foi criada a freguesia do Monte, subordinada à da Sé, pelo bispo do Funchal e, por alvará régio de 7 de Março do mesmo ano, foi atribuído um ordenado anual ao primeiro vigário.

A pequena ermida foi reconstruída em meados do século XVIII, entre 1741 e 1743, mas o terramoto de 1748 encontrou os trabalhos em curso, danificando grande parte da estrutura. As obras ficaram então a cargo do mestre das obras reais, Domingos Rodrigues Martins e, até finais do século XVIII, não deixaram de progredir. Com a aluvião de 1803, a Senhora do Monte passou a ser evocada como padroeira da Ilha. Assim, em 1818, foi inaugurada a igreja em sua homenagem.

A igreja do Monte situa-se num amplo adro empedrado isolado e gradeado, acantonada no alto de uma imponente escadaria. Com uma deslumbrante vista sobre o Funchal, está rodeada pelas antigas instalações das confrarias e dos romeiros e, a nascente, pela antiga residência paroquial, na base da qual se encontra a Casa dos Carreiros, de onde partem os carros de cesto que unem a freguesia do Monte à cidade do Funchal. Nas escadarias encontra-se a estátua do beato Carlos de Habsburgo, falecido na Quinta do Monte, em Fevereiro de 1922, cujo esquife repousa numa das capelas da igreja.

À semelhança do que acontecia nos finais do século XV e inícios do século XVI, a freguesia de Nossa Senhora é actualmente o palco da mais importante e concorrida romaria da Ilha da Madeira, celebrada a 15 de Agosto.