Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram

Em atualização

Mais informação sobre a Freguesia

Breve Enquadramento Histórico

Os terrenos da freguesia de Santo António faziam parte da primitiva freguesia da Sé e depois, durante um curto espaço de tempo, da de São Pedro, vindo a ser desmembrada daquela freguesia em 1557, provavelmente, como curato dependente da Sé, pois passou a efectuar registos paroquiais. A partir de 1566 já se intitulava de paróquia, embora os seus clérigos tenham mantido o título de curas e só passassem a utilizar o de párocos a partir de 1574. A sua jurisdição chegou até ao Curral das Freiras que, só em 1790, se desmembrou da freguesia de Santo António.

O grande passo foi dado em 1783, ano em que se iniciou a construção da actual igreja, projectada por António Vila Vicêncio e inspeccionada pelo alferes António Francisco da Cruz Camacho até 1789 quando a obra ficou concluída.

Santo António orgulha-se de possuir, a par da freguesia do Monte, uma igreja de duas torres, que tem um especial impacto na paisagem envolvente. A freguesia é a mais populosa do Funchal, englobando uma vasta área entre o pico e o miradouro dos Barcelos e os vários lombos.