Facebook Youtube Twitter Google + Vimeo Instagram      Município do Funchal

Juntas de Freguesia

Junta de Freguesia de São Roque
Junta de Freguesia de São Roque

Morada e Contactos

Estrada de Comandante Camacho de Freitas, nº 807
9020-155 Funchal

Telefone: 291 741 857 / 968 341 780

Fax: 291 744 319

Endereço de email: jfreguesia.sroque@netmadeira.com

Horário de Funcionamento / Atendimento ao Público

Segunda a Sexta das 8h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Junta de Freguesia - Composição do Executivo
Foto Presidente Composição do Executivo
Pedro José Jardim Gomes
(PPD/PSD)

Em atualização

Assembleia de Freguesia - Composição

Em atualização

Mais informação sobre a Freguesia

Breve Enquadramento Histórico

Os terrenos da freguesia de São Roque faziam parte da primitiva freguesia da Sé e depois, durante um curto período, da de São Pedro, vindo a ser desmembrada desta e da de São Martinho, por alvará do cardeal infante D. Henrique, datado de 3 de Março de 1579. O cardeal atribuíu, então, ao prelado do Funchal a faculdade de criar uma nova freguesia. Esta foi instituída na antiga capela de São Roque, construída pelos moradores no início do século XVI, provavelmente com a ajuda de fundos camarários, uma vez que São Roque era um dos padroeiros do Funchal, que protegia a população contra a peste.

A pequena capela inicial deu lugar a uma igreja erigida em 1704 perto daquele local, ainda hoje conhecida como “Igreja Velha”. Mas a construção apresentava deficiências, acabando por ruir em 1790. Foi, então, construída uma nova igreja, projectada pelo Engenheiro António Vila Vicêncio, cujas obras se prolongaram até 1820 e os acabamentos até meados do século XIX.

A freguesia de São Roque engloba os sítios da Achada, Muro da Coelha, Conceição, Fundoa, Igreja Velha, Calhau, Igreja Nova, Alegria, Bugiaria, Lombo Segundo, Lombo de São João e Santana.